Rouanet Bot

Assistente virtual Tais

O Ministério da Cultura (MinC) disponibiliza uma nova ferramenta para tirar dúvidas do público sobre a Lei Rouanet. É o assistente virtual Tais, sigla para Tecnologia de Aprendizado Interativo do Salic – Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura, desenvolvido em parceria com o Laboratório Avançado de Produção, Pesquisa e Inovação em Software (Lappis) da Universidade de Brasília (UnB).

Na primeira etapa, a Tais vai responder apenas a questões básicas sobre o Salic, a Lei Rouanet, como funciona, como se cadastrar. Logo no início do diálogo, o assistente se apresenta e fala sobre quais tópicos pode tratar – um meio de conduzir o usuário pelos conteúdos que já domina. Caso haja uma pergunta que necessite de informações que não estejam disponíveis por meio do robô, há encaminhamento para outros canais de atendimento, como telefone e e-mail.

Todo o processo está sendo feito a quatro mãos, uma parceria em todas as etapas entre o MinC e o Lappis. Isso faz com que seja diferente da relação entre um cliente que contrata uma empresa para produzir um determinado software, por exemplo. No início da parceria, celebrada em outubro de 2017, ainda não havia a definição de produto a ser entregue, apenas as demandas do MinC e o saber tecnológico do Laboratório. Ao longo do processo, a Tais foi uma das soluções encontradas conjuntamente para as necessidades apresentadas.

O Ministério também fornece apoio e suporte tecnológico. Toda a internalização da ferramenta é feita pela Coordenação-Geral de Infraestrutura Tecnológica (CGTEC). Além disso, toda a base de conhecimento do assistente virtual é fornecida pelas equipes que lidam diariamente com a Rouanet. Outro diferencial da parceria é a interação dos desenvolvedores, estudantes da UnB que são bolsistas do laboratório, com a equipe do MinC. No caso da Tais, a interação é constante, as equipes participam das reuniões técnicas e estratégicas, o que tem aprimorado o desenvolvimento do produto.

Aqui você pode definir o conteúdo que será colocado na aba ativa.